Orgânicos: Livres de Agrotóxicos

Só a limpeza não consegue remover os resíduos de agrotóxicos dos alimentos. Se na cozinha de casa não dá para se livrar totalmente do agrotóxico, a solução está nos alimentos orgânicos.
Veja todas as reportagens! (Rede Globo, 06, 07, 08 e 11/12/2011)

Reportagem: Jornal Nacional, 08/12/2011

Lavar, esfregar, tirar a casca. Nem mesmo uma boa limpeza é capaz de remover todo o resíduo de agrotóxicos dos alimentos. “Você consegue reduzir um pouco dessa química, desse veneno, consegue abrandar, mas você não elimina totalmente”, garante a nutricionista Maria Marquez.

Se na cozinha de casa não dá para se livrar totalmente do agrotóxico, a solução está no campo: reduzir ou até eliminar o veneno na hora de plantar. Já existem produtores descobrindo um jeito mais natural de produzir o que vai para a mesa dos brasileiros.

Os alimentos orgânicos, aqueles totalmente livres de agrotóxicos, têm que ser cultivados seguindo uma série de regras. A produção ainda é pequena. São apenas 15 mil agricultores orgânicos registrados, de um total de 5 milhões de produtores agrícolas no país.

Anvisa divulga lista dos alimentos com maior nivel de contaminação: os agrotóxicos estão sendo usados em excesso em vários alimentos.

A anvisa levou para laboratório amostras de 18 tipos de alimentos e concluiu: em 27,9% das amostras havia excesso de agrotóxico ou a utilização de agrotóxicos não autorizados para aquela cultura o que pode representar um risco maior à saude do consumidor.

Reportagem: Jornal Nacional, 06/12/2011

No pimentão, 92% das amostras com irregularidades.
O morango, em segundo lugar com 63,4% de amostras irregulares,
o pepino 57,4%, a alface 54,2% a cenoura 49,6%,o tomate 16,3%.
O agrotóxico no alimento, ao ser ingerido tem um efeito cumulativo podendo levar a algum tipo de doença cronica, principalmente neurologicas, endocrinas, imunologicas e ainda infertilidade entre outras.
A pesquisadora da Unicamp Silvia Brandalise estuda as causas de cancer principalmente em crianças e segundo ela pesquisas já comprovaram que a exposição aos venenos usados nas plantações esta relacionado à leucemias e tumores no cerebro. A comida com excesso de agrotóxicos e produtos quimicos também faz parte dos fatores de risco.

O Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo: Mais de 5 milhões de litros em 2010

Reportagem: Jornal Nacional, 07/12/2011

Reportagem: Fantástico, 08/12/2011

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *