Suco de Uva e Vinho, Safra 2007!

Já esta pronto o suco de uva safra 2007 da MorroAlto.
Colhidas as uvas no dia 20 de Janeiro, sábado, o processo, totalmente artesanal, se inicia com a lavagem dos cachos e separação dos grãos de uva, um a um!

morroalto-uva1

morroalto-uva2

Depois de separados os grãos, a uva é esmagada e colocada para ferver!

morroalto-uva3

O Suco então é coado (ou filtrado) para separar as cascas e sementes e vai direto para o engarrafamento!

Na sequencia a garrafa é tampada e iniciada a pasteurização lenta, ou seja, é elevada a temperatura da água até 80 graus e fica nesta por 20 minutos, sendo depois resfriada, processo fundamental para a estabilidade e garantia da qualidade do suco produzido.

morroalto-uva4

E está pronto o suco de uva MorroAlto. Agora é só etiquetar, embalar para depois… bem, para depois você poder saborear!

morroalto-uva5

O vinho tinto seco também está sendo produzido, porém, seu processo é mais demorado que o suco de uva pois precisa de várias etapas para a sua produção; depois da primeira fermentação que varia de 4 a 7 dias é separado o mosto e vai para a segunda etapa do processo que é a fermentação anaeróbica (sem contato com o ar); Ao bagaço separado adiciona-se um pouco de uva, água e corrigido o teor de açúcar para se obter um brix de 20, fazemos uma segunda fermentação que vai produzir um vinho conhecido como PÍCCOLO, que em italiano quer dizer pequeno, é um vinho mais suave! Assim que estiver pronto você vai poder provar dos dois: O tinto seco e o piccolo suave, na Feira Orgânica dos Sábados no Jardim Botânico, na Chácara MorroAlto sempre que você quiser passear um pouquinho, ou em sua sacola semanal, todas as terças feiras! tim… tim…

5 thoughts on “Suco de Uva e Vinho, Safra 2007!

Comments are closed.